Blog da responsabilidade de Nelson Correia, Advogado, Vereador na Câmara Municipal de Penafiel, deputado na IX Legislatura e militante do Partido Socialista
Segundo informação prestada pela empresa responsável pela gestão do aterro sanitário de Penafiel (AMBISOUSA), estão em estudo dois projectos de ampliação daquela infraestrutura.
Ora, tal pretensão da AMBISOUSA não pode deixar-nos indiferentes.
Foi prometido à população das freguesias da situação do aterro pela ex-Associação de Municipios do Vale do Sousa, hoje Comunidade Urbana, que o prazo da sua validade seria de 10/12 anos. Que não sofreria qualquer aumento. Que, em tempo útil, seria encontrado, no municipio de Paredes, um local para a construção de um novo aterro.
Neste processo, os responsáveis politicos do nosso concelho e os responsáveis da agora denominada Comunidade Urbana do Vale do Sousa, já faltaram tantas vezes à verdade e já trairam tantas vezes os compromissos assumidos que nada, mesmo nada, nesta matéria, já nos admira.
Esta atitude da AMBISOUSA, tomada ao arrepio da vontade das Juntas de Freguesia de Rio Mau e de Sebolido e das suas populações, demonstra a falta de sentido de compromisso que, infelizmente, tem sido a marca da gestão do aterro sanitário de Penafiel.
Temos que tratar os nossos residuos sólidos urbanos. Esta infraestutura que ninguém quer, tem que ficar em algum lado. Tudo isto é verdade. Mas não há nenhuma razão que se possa evocar, se não se é capaz de honrar os compomissos assumidos.
Quem não respeita, não pode esperar ser respeitado. Não se admirem por isso, se um dia destes, os conflitos que marcaram o arranque do aterro sanitário regressarem. Quem não quer tempestades, não deve semear ventos. A necessidade não deve levar à arrogancia. É preciso saber fazer, para que as pessoas possam compreender. O quero, posso e mando, costuma dar maus resultados.
Enquanto os estudos decorrem, esperemos que o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel não se esqueça de dizer ao Presidente da Comunidade Urbana do Vale do Sousa que na sua terra, a palavra tem o valor de escritura e que, por isso, os compromissos são para cumprir, como, de resto, sempre afirmou o candidato à Presidencia da nossa Câmara Municipal, Dr. Alberto Santos!