Blog da responsabilidade de Nelson Correia, Advogado, Vereador na Câmara Municipal de Penafiel, deputado na IX Legislatura e militante do Partido Socialista
Quinta-feira, 4 de Janeiro de 2007
Liberdade, solidariedade e desprezo
A liberdade é actualmente um direito consagrado na carta dos direitos do homem, no entanto ao longo dos tempos, a liberdade tem sido uma conquista para os povos. O mesmo aconteceu no nosso País.
Sendo a liberdade um direito, a mesma exige responsabilidade e bom senso, sendo que devemos sempre respeitar a máxima de que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros. Quando um indivíduo não respeita essa máxima, ou suspeito de não respeitar essa máxima, é normalmente encaminhado para os tribunais a fim de se chegar à verdade dos factos.
Muito mais poderia eu dizer sobre a liberdade, no entanto não o faço, pois tenho liberdade para tal, e faço uso dessa liberdade também para escrever neste espaço o que vai na alma e o que a consciência me dita. Este espaço, como outros similares, são espaços de excelência para a expressão das liberdades de cada um e para a troca de ideias. Este espaço, como outros similares não são atentados à liberdade defendida pelo socialismo democrático. Este espaço, como outros similares não bichos-de-sete-cabeças, prontos a atacar as mentes mais incautas, alias são também espaços para a excelência de informar sobre factos menos correntes na comunicação social. Estes espaços não são de maneira nenhuma os maus da fita.
A solidariedade é um sentimento bastante elevado e altruísta. As pessoas solidárias são pessoas com muito valor, pois estão sempre dispostas a ajudar quem mais precisa. No entanto temos de ter cuidado quando pronunciamos essa palavra, e mais cuidado ainda quando se exige solidariedade ao terceiro. A característica mais bonita e peculiar da solidariedade, é que esta, quando sincera e verdadeira, é recíproca. E quando alguém se auto-intula solidário, ou exige solidariedade de outrem, tem de ter em conta a tal reciprocidade deste sentimento. Trocando por miúdos, porque até os analfabetos destas coisas informáticas têm o direito e a liberdade de compreenderem o que é a solidariedade, quando se pede um pouco a sopa do vizinho, temos de estar dispostos a dar um pouco da nossa sopa quando o vizinho precisar, isto sim é ser solidário. Não se é solidário ao apenas pedir a sopa ao vizinho, e não se interessar quando este necessita de sopa.
Para as pessoas que não querem compreender isto, têm a liberdade para tal, podem sempre desprezar e ignorar o que aqui está escrito, e podem sempre ler outras coisas que achem mais interessantes. No entanto fica sempre o lado positivo de que ao ignorarem ou desprezarem o que aqui está escrito, é porque até tem a sua importância e pertinência, e porque até houve alturas em que não desprezavam, nem ignoravam o que aqui se escreve. Ao desprezo, também devo juntar que eu próprio muitas vezes já desprezei palavras, atitudes…
Quem quiser comentar, tem a liberdade para tal, podendo mesmo exprimir a sua opinião sob o anonimato, ou não.



publicado por pena-fiel às 00:40
link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De Anónimo a 5 de Janeiro de 2007 às 10:28
Muito bem, penso que essa é uma indirecta para os que se incomodam com os blogues do Nelson, do Nuno e do França. Isso só acontece porque ao apresentarem boa informação e critícas fundamentadas,os blogues põem a nu a fragilidade das intervenções dos membros da assembleia municipal e do lider da comissão politica, que por acaso nessa assembleia tem tido uma acção mediocre. É engraçado que na minha visita aos blogues de Penafiel verifiquei, que esta ideia de que nada se passa nas assembleias municipais, está a passar para o exterior, ver Blogue 3 de Março.


De Anónimo a 5 de Janeiro de 2007 às 10:28
Muito bem, penso que essa é uma indirecta para os que se incomodam com os blogues do Nelson, do Nuno e do França. Isso só acontece porque ao apresentarem boa informação e critícas fundamentadas, põem a nu a fragilidade das intervenções dos membros da assembleia municipal e do lider da comissão politica, que por acaso nessa assembleia tem tido uma acção mediocre. É engraçado que na minha visita aos blogues de Penafiel verifiquei que, esta ideia de que nada se passa nas assembleias municipais, está a passar para o exterior, ver Blogue 3 de Março.


De José Silva a 5 de Janeiro de 2007 às 12:50
Acabei de enviar um comentário para o Blogue "pensar penafiel" pensar penafiel???!!!. Como tenho dúvidas que o autor o publique, aqui vai o comentário porque isto é tudo uma comunidade:Nuno, Nelson, França (O Nuno é o mais fraco).


"Acabei de ouvi-lo na TSF. Como quase sempre só disse trivialidades e estas não mereceriam nenhum comentário não fora ter caído no oportunismo desavergonhado que normalmente caracteriza a sua acção. Passemos aos factos: V. Excª aproveita-se do trabalho de um ex-membro da assembleia municipal, por sinal da CDU, mas que, como cidadão efectuou aquilo que para muitos e em especial para V. Exª é só um chavão, fez cidadania. V. Exª se fosse intelectualmente honesto teria referido quem foi o principal responsável por esta petição e teria dito que a única forma pela qual se relacionava com o assunto era pela via do apoio.Como não é optou por fazer o mesmo que fez o Presidente da Camara e o deputado da assembleia municipal e ex-médico que interviu após o anúncio da petição- colar-se de imediato de forma atabalhoada.
Fora emplastros!"


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
28
29

30


posts recentes

Estados de espírito

PIDDAC

Autárquicas 2009

OPÇÕES

"MUDAR DE DISCURSO"

Ventos que sopram do Avan...

Afinal a senhora fala!

EXIGIR COMPROMISSOS

Muda-se de líder, mantém-...

Fuga para a frente

arquivos

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

tags

todas as tags

links
participar

participe neste blog

blogs SAPO
subscrever feeds