Blog da responsabilidade de Nelson Correia, Advogado, Vereador na Câmara Municipal de Penafiel, deputado na IX Legislatura e militante do Partido Socialista
Os militantes do PSD decidiram eleger, por uma curta vantagem, Manuela Ferreira Leite (MFL). Foi uma derrota para a ala dos Menezes, e outros que tais, cujo líder demissionário revelou a sua verdadeira face, na hora da despedida, ao qualificar de canalha quem constantemente minou a sua liderança.
No discurso de vitória de MFL, notou-se, pela primeira vez, uma sensibilidade para com os problemas sociais do País. Estranha preocupação esta, pois, no tempo em que foi Ministra das Finanças, essa preocupação era inexistente. Mais hilariante foi o facto de se revelar uma defensora da classe média, aquela classe que serviu de alvo de ataque para combater o défice na sua altura.
O PSD passa por ser um partido com características muito próprias, elegendo o populismo enquanto se mantém na oposição e praticando alguma demagogia enquanto está no poder (pelo menos recentemente).
Mas existiu outro facto peculiar nesta eleição interna do PSD: esfumou-se o surgimento de uma alternativa a este Governo, para algumas pessoas. Não que as mesmas tenham alguma alternativa, mas o simples facto de este governo ter combatido alguns privilégios corporativos acentuou o azedume desses sectores, que apenas destilam ressentimento por o Mundo estar a evoluir.
Para o PSD, ganhou alguém que é sério e que não se deixa cair no folclore dos Menezes e dos Lopes.
</>