Blog da responsabilidade de Nelson Correia, Advogado, Vereador na Câmara Municipal de Penafiel, deputado na IX Legislatura e militante do Partido Socialista
Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008
OPÇÕES

 

Há muito que defendo que a Autarquia deve usar os impostos municipais como instrumento para políticas que potenciem a fixação das pessoas e das empresas.
Nessa linha, defendi nas últimas autárquicas que o Imposto Municipal sobre Imóveis devia ser reduzido e este com o Imposto Municipal sobre Transmissões e com o arrendamento social, usados no incentivo à recuperação do parque edificado, sobretudo nos nossos principais centros históricos, votados ao abandono e que definham ano após ano, sem qualquer preocupação visível e concretizada dos responsáveis municipais.
Defendi, também, que os livros escolares deveriam ser distribuídos gratuitamente pela Câmara Municipal a todos os alunos do 1.º ciclo.
Nas politicas de incentivo à fixação das empresas, para além da disponibilização de solos, pela criação de novas zonas industriais, defendi um abrandamento da derrama municipal.
Todos sabem que os encargos com a habitação consomem, cada vez mais, face ao aumento da taxa de juro, uma boa parte do orçamento das famílias e que os tempos não estão fáceis para as empresas, em especial para aquelas, como a maioria das que existem entre nós, de pequena e média dimensão e, predominantemente, de estrutura familiar.
Este é o mês de regresso às aulas, com ele as famílias sofrem com a dificuldade acrescida pela compra dos livros e material escolar que, somada às dificuldades certas de todos os meses, tornam a matemática do equilíbrio orçamental uma equação impossível.
Nesta conjuntura, parece-nos adequado a uma boa política social diminuir as taxas dos impostos municipais para valores intermédios entre os mínimos e máximos permitidos por lei. A distribuição gratuita dos livros e manuais escolares, seria um alívio na carteira da maior parte das famílias, tão sobrecarregadas com o aumento do custo de vida.
A diminuição da derrama, um incentivo aqueles que, num mar de dificuldades, encontram a arte e o engenho para obter resultados positivos.
A estes argumentos tem sido insensível a maioria municipal.
Na última assembleia municipal, o imposto municipal sobre imóveis ficou-se pela taxa recomendada pelo Governo quanto aos prédios novos e conheceu uma pequena diminuição nos restantes. Já a derrama, mais uma vez, foi fixada pelo valor máximo permitido por lei.
A distribuição gratuita dos livros escolares, esbarrou na demagógica posição da maioria que a contrariou, na injustiça de uma aplicação indiferenciada que tanto beneficia quem precisa, como quem tem o suficiente para suportar esse encargo.
A diminuição por nós proposta das taxas de imposto municipal sobre imóveis e da derrama, imposto que incide sobre os lucros das empresas, esbarrou na intransigência da maioria, justificada pela necessidade de arrecadar receita para a satisfação das necessidades colectivas.
A objecção à descida da receita municipal, pela diminuição de impostos municipais e à distribuição gratuita dos livros escolares, se justificada com preocupações de função distributiva de riqueza que deve nortear a acção de qualquer governante, até se aceitaria - é insofismável que o que é diferente não deve ser tratado da mesma maneira – não fosse a incoerência das políticas de esbanjamento da Câmara Municipal, onde essa preocupação não encontra nenhum sentido.
Fosse a Câmara Municipal coerente com tal princípio – a mais das vezes, assente em premissas de verificação duvidosa – e a Agrival não seria uma festa popular, os passeios a Fátima deixariam de ser gratuitos e o “Penafiel à Mesa” só seria servido a quem pagasse. 
É ou não verdade que, rico ou pobre, ou o enfileirado no role dos remediados, todos pagam o mesmo preço para assistir, na Agrival, ao espectáculo de um qualquer Tony da moda, seja o Carreiras, o Barreiros, o Toy ou um desses agrupamentos, tipo moranguitos, que esteja a dar?
É ou não verdade que para os passeios a Fátima dos nossos “seniores”, a declaração de IRS para nada importa, porque todos, sem excepção, têm direito a lugar no autocarro, acompanhado da entrada no recinto dos “comes e bebes”, seja ele em Pombal ou noutro lugar qualquer? 
Pois...
Por isso, de nada adiantam grandes explicações, afinal tudo se reduz a uma questão de opção e esta é a opção daqueles que, com a razão de outros actos eleitorais, estão convencidos que as festas e romarias são o melhor investimento eleitoral.


publicado por pena-fiel às 20:55
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
28
29

30


posts recentes

Estados de espírito

PIDDAC

Autárquicas 2009

OPÇÕES

"MUDAR DE DISCURSO"

Ventos que sopram do Avan...

Afinal a senhora fala!

EXIGIR COMPROMISSOS

Muda-se de líder, mantém-...

Fuga para a frente

arquivos

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

tags

todas as tags

links
participar

participe neste blog

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub